O Comitê da Bacia Hidrográfica realizou a entrega dos planos municipais de saneamento básico (PMSB) dos seguintes municípios: Penedo,Piaçabuçu, Major Isidoro (AL) e Pacatuba (SE).  A solenidade de entrega dos documentos foi realizada na manhã dessa segunda -feira (10), na sede da Associação dos Municípios Alagoanos-AMA, localizada na capital do estado, com a presença dos gestores dos municípios , incluindo o prefeito de Penedo Marcius Beltrão, Vice Ronaldo Lopes, Secretario de Infraestrutura e Obras Valmir Lessa, coordenadores, entre outros.

Com o Plano Municipal de Saneamento Básico(PMSB), os gestores podem pleitear recursos do Governo Federal para esse fim, devendo para isso encaminhar o documento para apreciação na câmara de vereadores de sua respectiva cidade, para ser transformado em lei.

O Prefeito de Penedo, Marcius Beltrão, comemorou a liberação do plano, destacando que Penedo já aguarda a liberação de R$ 1,5 milhão para as obras de saneamento. Destacando que os planos fazem parte do projeto maior de revitalização do Rio São Francisco, o que inclui recuperação de nascentes e de mata ciliar.

“Isso só mostra o comprometimento de Penedo nas questões relacionadas ao Rio São Francisco. A primeira cidade do Baixo São Francisco alagoano a iniciar o esgotamento sanitário foi Penedo. A Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) já está em operação. Conseguimos dar funcionalidade ao projeto, para assim, pleitear recursos no Ministério das Cidades. E com essa contribuição do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, facilita ainda mais ir à Brasília lutar por recursos. Penedo agradece, nossa gente e o Velho Chico agradecem”, concluiu o Prefeito.