A Secretaria Municipal de Saúde- SMS realizou na última terça-feira (30), na sede da pasta, o dia “D” da campanha Outubro rosa, mês dedicado à prevenção e ao estimulo ao diagnóstico precoce do câncer de mama em mulheres.  O evento contou com a presença do Secretário municipal de Saúde Pedro Madeiro, funcionários e coordenadores, também estiveram presentes.

O técnico da atenção básica, Marcondes Firmino destacou que durante o Outubro rosa mais de 1000 exames de citologia foram realizados pela Secretaria Municipal de Saúde, além de consultas com médico mastologista e ginecologista, entre outros. Durante o evento, se apresentou um coral composto por funcionário da SMS, que mostrou para os presentes uma parodia, cuja temática abordou o câncer de mama e a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.

Na ocasião o Secretário Pedro Madeiro ressaltou a importância da prevenção, que está sendo estimulada pelo município e também da realização do autoexame, que pode detectar precocemente o câncer, salvando assim muitas vidas.

Pedro Madeiro também falou sobre os avanços na saúde, na realização de consultas e exames e também na modernização de suas instalações, como por exemplo, a reforma do Centro de Diagnóstico de Penedo, que teve toda sua estrutura reformada, além da modernização dos equipamentos, com a chegada de diversos aparelhos novos que tornarão o atendimento mais rápido e melhorarão ainda mais a prestação de serviço para a população penedense.

Durante todo mês de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde realizou em diversas unidades de saúde do município: Palestras, testes rápidos, prevenção ao câncer bucal, consultas com mastologista e ginecologista e exames ginecológicos, com a presença de muitas mulheres interessadas em se prevenir, tendo os cuidados necessários para isso.