“Os Desafios à Universalização do SUAS na Conjuntura Atual”, esse foi o tema do XX Congresso Nacional do CONGEMAS (Conselho Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social). O evento foi realizado nos dias 30 de julho e 01 de agosto, no Expominas – Centro de Feiras de Minas Gerais George Norman Kutova, reunindo centenas de gestores municipais, tendo uma representação de 39 municípios alagoanos, entre eles, Penedo.

Liderados pela Secretária de Trabalho, Habitação e Assistência Social, Maria Izabel Cabral, Dona Bel como é carinhosamente chamada, técnicos da SEMTHAS participaram do evento, onde discutiram de forma ativa a gestão orçamentária e financeira no SUAS e os benefícios eventuais na perspectiva das seguranças sociais.  O Encontro Nacional serviu como base para a troca de informações e a apresentação dos avanços conquistados nos municípios.

Para a Secretária Dona Bel, a participação de Penedo no XX Encontro Nacional do CONGEMAS foi decisivo para o credenciamento do município como um dos que mais avança na obtenção de resultados positivos, diante dos desafios enfrentados por diversas cidades brasileiras que amargam indicadores negativos que desqualificam o trabalho de vários gestores.

“Tivemos a certeza de que estamos no caminho certo. Enquanto apresentamos índices de grande relevância, assistimos o desabafo de inúmeros gestores que convivem com o sentimento de impotência diante das dificuldades, as quais são submetidos no dia a dia pelas mudanças repentinas nas políticas públicas de assistência social. Voltamos com a cabeça erguida diante da convicção de que Penedo avança”, finalizou Dona Bel.