O Programa Mais Alfabetização tem bases no reconhecimento de que os estudantes aprendem em ritmos e tempos singulares e de que necessitam de acompanhamento diferenciado para superarem os desafios do processo de alfabetização, garantindo a equidade na aprendizagem, bem como entende que a alfabetização constitui a base para a aquisição de outros conhecimentos escolares e para a busca de conhecimento autônomo.
Fundamentalmente, o Programa Mais Alfabetização reconhece que o professor alfabetizador tem papel fundamental nesse complexo processo.

O seu objetivo é fortalecer e alicerçar as unidades escolares no processo de alfabetização, para fins de leitura, escrita e matemática, dos estudantes no 1º ano e no 2º ano do ensino fundamental.

Imbuídos nesse propósito, os técnicos da Secretaria de Educação de Penedo – SEMED, realizaram na sexta-feira,27, o 3° encontro de formação do Programa Mais Alfabetização que contou com as presenças dos diretores das unidades municipais de ensino e teve como pauta principal como orientar os professores e assistentes em suas ações para buscar a excelência na alfabetização dos alunos até o 2° ano do ensino fundamental.

Segundo a secretária Cíntya Alves essas formações soma -se as demais e serve para fortalecer, solidificar um ensino de qualidade no município e, com isso aumentar os Índices da Educação Básica – IDEB.