A Secretaria municipal de cultura e a Coordenadoria da juventude realizaram uma reunião sobre o selo Unicef e o sistema U-report,  criado para estimular a participação de jovens e adolescentes no debate de diversos temas de interesse desse público e que  funciona por meio de enquetes via SMS ou redes sociais, na qual após cadastramento, os usuários já estão aptos a participar.  O encontro contou com a presença do Coordenador da juventude de Penedo e Mobilizador do Selo Unicef Cleiton Porfírio;  Wanderlea Nunes, articuladora do Selo Unicef, Aliny Costa, Secretária de Cultura;  Andressa Galvão,  Diretora do SCFV- Serviço de Convivência e fortalecimento de vínculo. Nesse mesmo dia teve inicio o cadastramento dos adolescentes selecionados pelo SCFV do município no sistema U-Report  Brasil.

O sistema U-report  é um programa de participação de adolescentes e jovens que funciona por meio de SMS, e redes sociais, com o objetivo de fortalecer a participação social  de adolescentes e  jovens e  15 a 25 anos. Os jovens cadastrados na plataforma participam de enquetes com o objetivo de melhorar suas comunidade e as politicas publicas. O U-report permite a participação do público alvo em consultas sobre temas de seus interesses, criando assim um fluxo de perguntas e respostas.

Além disso a reunião teve como objetivo a fundação do Núcleo de cidadania do Adolescente (NUCA), onde lideranças de grupos ou conselhos juvenis da cidade de todas as áreas: Estudantis, religiosas partidárias, acadêmicas, culturais, de serviços sociais, entre outras, estarão unidas através de um diretório desenvolvido pela Unicef e instituída pela Prefeitura de Penedo, que desenvolverá  ações politicas voltadas para a juventude.

De acordo com o Coordenador da Juventude Cleiton Porfírio, os jovens participantes terão direito ao poder de voz e adesão de benefícios e oportunidades através das parcerias desenvolvidas.

Durante o encontro, os adolescentes do SCFV do município de Penedo  foram instruídos sobre o referido programa pelo Coordenador de Juventude, Cleyton Porfirio que explicou para os mesmos a finalidade do cadastro no U-Report, e seus  benefícios, além das  obrigações e desafios do Núcleo de Cidadania do Adolescente (NUCA), para os jovens selecionados, que será fundamental para a certificação do Selo Unicef para Penedo.

O Selo Unicef é um reconhecimento internacional conquistado pelos municípios que atingem bons resultados em prol de mais qualidade de vida para crianças e adolescentes.