Educação também ganhou duas escolas e dois ginásios totalmente reformados

Por: Roberto Miranda – Jornalista diplomado – (MTE/AL – 1331)

O governador Renan Filho (MDB), acompanhado do prefeito de Penedo, Marcius Beltrão (PDT), participou no município de uma série de inaugurações neste domingo, 1º de julho. A primeira obra inaugurada foi a sede do 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e, em seguida, o 6º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM). A educação também ganhou duas escolas e dois ginásios reformados.

Responsável pelo policiamento ostensivo do Baixo São Francisco e parte do Litoral Sul, atendendo sete municípios, o BPM de Penedo por anos funcionou em prédios alugados e em diferentes bairros. A área para a construção foi doada pela administração atual. “Hoje é um sonho para mim, ver este prédio concluído. Tenho convicção que vai contribuir com a segurança pública desta região. Só tenho que agradecer aos que contribuíram com este momento”, comemorou o comandante do BPM, o coronel PM, Joanilson Sampaio Júnior.

O Baixo São Francisco também ganhou uma nova sede do 6º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM). Além desses dois investimentos em segurança, em fase de conclusão a Casa de Custódia da Polícia Civil, projetos lembrados pelo secretário de Segurança Pública, o coronel PM, Lima Júnior. “Eu queria mais domingos iguais a estes, em que a nossa tropa passa a ser valorizada, ao ganhar sede própria e totalmente estruturada. Hoje é um grande momento para a segurança, que recebe grandes investimentos do Governo. Alagoas vive um momento bem diferenciado, onde o governador investe muito nesta região. O que não acontecia há anos”, ressaltou o secretário.

No mesmo dia, foram entregues as sedes do BPM (Batalhão da Polícia Militar) e do GBM (Grupamento de Bombeiros Militar), iniciativa destacada pelo governador, que se soma aos diversos investimentos que contribuem com a redução dos índices e o plano de enfretamento à violência. “Sem dúvidas um grande resgate. Muitos investimentos e o BPM e GBM se juntam a isso. Investimentos na Força Tarefa, reajuste salarial, aumento do efetivo através de concursos e da reserva técnica. Isso contribui com a redução dos índices, que por oito meses consecutivos estão caindo. Hoje é mais um momento importante para Penedo. São vários investimentos que contribuem com o resgate do protagonismo desta histórica cidade. Em governos passados, Penedo não teve o respeito merecido. E neste domingo, estamos mostrando o carinho que temos pela cidade”, destacou o governador.

Foram inauguradas além das sedes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, os Ginásios Padre Manoel Vieira e CAIC Ruth Mendonça e, ainda, a Escola Estadual Comendador José da Silva Peixoto. O Escola João Valeriano, também reformada e que conta agora com quadra poliesportiva, ficará sua inauguração para outra oportunidade. “É um momento ímpar para nossa região. Isso que acontece hoje é fruto da política de enfrentamento ao crime. Este momento é histórico para nossa cidade. Isso tudo só colabora com a redução dos crimes”, pontuou Marcius Beltrão e encerrou: “Com relação ao Ginásio Padre Manoel Vieira, Renan Filho resgata um ícone do desporto penedense, um dos primeiros ginásios da cidade. Só temos que agradecer os diversos benefícios à nossa cidade. Investir na educação e no esporte também é política pública de segurança, dar oportunidade de escolha para nossas crianças e jovens”.

Cidadão Penedense

Pelos investimentos na cidade, reconhecidos por todos os setores e classes, a Câmara Municipal de Vereadores aprovou o título de Cidadão Honorário Penedense ao governador Renan Filho (MDB). A cerimônia de entrega será marcada para que o gestor possa receber o título. A honraria foi comunicada durante sua agenda de inaugurações.

O governador também anunciou a reforma das Escolas Alcides Andrade, que vai ganhar ainda um ginásio poliesportivo e do CAIC Professora Ruth Mendonça. E mais 10 quilômetros de asfalto para pavimentação de ruas em diferentes bairros de Penedo.

Estiveram presentes: o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marcos Sampaio, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Adriano Amaral, o delegado-geral da Polícia Civil, Paulo Cerqueira, o bispo Diocesano de Penedo, Dom Valério Brêda, o comandante da Agência Fluvial de Penedo, capitão-tenente Robson Bonfim, o vice-prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes e o deputado estadual, Ronaldo Medeiros. Além do deputado federal, Marx Beltrão, do senador Renan Calheiros, vereadores e secretários municipais e estaduais.