Alunos dos cursos de Produção cultural e Auxiliar de conservação de acervos, realizados pelo Pronatec- Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego receberam na última semana, os 38 e 25 certificados respectivamente,  dos cursos  ofertados pelo programa que foram realizados no Instituto Federal de Alagoas,  em parceria com a Secretaria municipal de cultura. As entregas contaram com a participação das autoridades envolvidas, Coordenador da Juventude e Gestor do Pronatec cultura Cleyton Porfírio , Coordenador do Pronatec, Cleuton Oliveira, Secretária de Cultura Aliny Costa,  Diretor IFAL Penedo Carlos Lamenha, entre outros.

As aulas dos cursos foram realizadas no IFAL- Instituto Federal de Alagoas,  sendo selecionados  inicialmente 50 alunos, para cada curso, através de um processo seletivo realizado em novembro de 2017, pela Secretaria municipal de cultura e Coordenadoria da juventude de Penedo.

De Acordo com o Coordenador da Juventude e Gestor do Pronatec cultura Cleyton Porfírio  Os cursos tiveram o objetivo de promover aos alunos a oportunidade de formação profissional numa perspectiva cidadã, criando condições para uma melhor inserção no mundo do trabalho, favorecendo o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes capazes de torna-los proficientes no campo especifico de atuação.

O curso de Assistente de Produção Cultural visou promover a formação do aluno para essa profissão, cujo foco é auxiliar na implementação de projetos de produção de espetáculos artísticos de música, dança e teatro, a partir da apropriação de conhecimentos da linguagem artística, produção artística e de gestão organizacional.

Já o curso de Auxiliar de Conservação de Acervos, tem como meta qualificar os alunos a exercer essa função, favorecendo a melhoria na prestação de serviços na área de conservação preventiva de acervos bibliográficos, arquivos de vídeo, música, entre outros.