A tradicional Lavagem das escadarias da igreja do Rosário abre tradicionalmente o período carnavalesco em Penedo com muito frevo, alegria e também com o ritual “Águas de Oxalá” realizado pelos adeptos do candomblé para pedir paz e purificação.

O evento realizado na noite dessa sexta-feira (9), trouxe para o centro histórico de Penedo, principalmente as tradicionais ruas: Rosário Estreito e Rosário Largo, como eram conhecida antigamente, milhares de Pessoas para além de acompanhar o cortejo das baianas e filhos de santos, prestigiar os diversos blocos, orquestras de frevo e bonecos gigantes que fizeram parte da festa.

O Babalorixá Pai Bobô, desejou a todos os presentes a cerimonia,  muita paz e bênçãos em nome de oxalá, que juntamente com as baianas lavaram o beco da preguiça e as escadarias da Igreja do Rosário, com água de cheiro e rosas brancas.

O Prefeito Marcius Beltrão, responsável pelo resgate da Lavagem das escadarias da Igreja do Rosário conforme seu proposito original,  em seu primeiro mandato, esteve presente ao evento e parabenizou a todos os envolvidos na organização da festa. Também afirmou que o carnaval é uma festa democrática, para todos os públicos, e em  Penedo não poderia ser diferente.

Uma das atrações do evento foi os Seresteiros da Pintanguinha que se apresentou no palco do evento trazendo para o publico os grandes sucessos dos antigos carnavais, contagiando assim a todos os presentes que brincaram com muita paz e alegria. Além disso ocorreu o desfile de tradicionais blocos penedenses como a Batucada unidos do Bairro, a Boneca Raquel e Tadeu e seus Bonecos , todos esses precedidos pela chegada do rei momo e da rainha do carnaval.

Encerrando a noite de festejos ocorreu o desfile do bloco dos comerciários, puxado pelo cantor baiano Julinho porradão que agitou a multidão de pessoas que o acompanharam da Praça de Santa Luzia até o final da Avenida Getúlio Vargas.