A Prefeitura de Penedo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem promovendo diversas ações focadas na prevenção de várias doenças, tendo contemplado nos últimos meses, homens e mulheres que participaram de várias consultas e exames voltados à prevenção do câncer de mama e de próstata, quando foram realizadas várias atividades marcando o ‘Outubro Rosa’ e o ‘Novembro Azul’.

Nesta quarta-feira (06), a Secretaria Municipal de Saúde estará promovendo um mutirão de citologia, a fim de detectar o câncer de colo de útero nas mulheres com faixa etária de 25 a 64 anos. Mulheres fora dessa faixa etária mas que tenham uma vida sexual ativa podem procurar as unidades de saúde nos dias de atendimento normal,que será realizado seu exame.

A Coordenadora da Atenção Básica, Monike Damasceno explicou que das 8 às 17 horas o atendimento acontecerá nas unidades básicas de saúde Santo Antonio, Cohab,Jairo Leite e José Edileno e a partir das 17 horas o atendimento será iniciado nos PSFs José Edileno,Raimundinho 08,Anexo do Oiteiro e Gabriel.

Ainda de acordo com Monike todas as pessoas que quiserem realizar o exame de citologia podem procurar a Unidade de Saúde mais próxima para ser atendido. Ela explicou que o mutirão está sendo realizado para captar as mulheres na faixa etária preconizada e assim prevenir o câncer de colo de útero.