A Secretaria Municipal de Educação realizou na tarde dessa quarta-feira (8), a última etapa da formação continuada para as professoras da educação infantil em Penedo, com o tema: A Musicalização na Educação. A formação foi realizada no auditório do Sindspem, sendo ministrada pela Pedagoga do Ensino Infantil e Especialista em Psicopedagogia Claudene  Farias. Profissionais de diversas escolas e creches municipais estiveram presentes, com o objetivo adquirir novas habilidades para serem aplicadas em sala de aula.

Participaram do encontro, professores, coordenadores  e diretores  das zonas rural e urbana, sendo abordado a  importância da realização de dinâmicas, jogos, etc, para o ensino das crianças. A professora Claudene realizou diversas dinâmicas com os presentes, entre essas a “Dinâmica da formiguinha”, para promover a interação entre os profissionais.

No encontro foi relembrado a importância de se contar historias, tema esse abordado no encontro realizado nos dias 20 e 21 de setembro, quando foi abordado as diversas forma de se contar historias e a importância disso para as crianças. A Professora Jussara da Escola Barão de penedo, que leciona com a turminha de quatro anos /jardim I, contou para os presentes a “Historia da formiguinha e a neve”, que mostra a historia de uma formiga que fica presa em um pedaço de gelo, pedindo ajuda, até que é ajudada por Deus.

“Os meninos ficam impressionados ao ouvirem a historia da professora, desperta a curiosidade, entre muitos outros benefícios”, afirmou.

Outra questão trabalhada foi a música como fator fundamental para o desenvolvimento das crianças pequenas, tema principal do encontro, na qual foi abordado a educação musical e sua importância, contribuindo para a inteligência e integração delas.

Segundo Claudene Farias diversos estudos realizados por Psicólogos, pedagogos, entre outros, inserem a música entre os conhecimentos de mundo, que devem ser ensinados para as crianças, sendo  importante cantar e os alunos construírem seus próprios instrumentos.

A Pedagoga transmitiu um vídeo em mostra crianças interagindo e aprendendo por meio da musica.

De acordo com Claudene Farias a música contribui para o desenvolvimento da inteligência e a integração do ser, favorece o desenvolvimento cognitivo, linguístico, psicomotor e sócio afetivo da criança na educação infantil. Apresenta ainda o papel de facilitadora no processo de aprendizagem, serve como um rico instrumento, para tornar a escola um lugar mais alegre e receptivo e também para ampliar o conhecimento musical do aluno.