Os jogos estudantis da primavera 2017, competição tradicional na cidade de Penedo,  que une escolas das redes municipal, estadual e particular, foram abertos na manhã dessa terça-feira (10), no Ginásio do Complexo Educacional e Esportivo Governador Moacir Andrade, antigo sesi. O evento de abertura contou com a presença da Secretária municipal de educação Cyntia Alves, Sub- tenete do Exercito e Chefe de Instrução do Tiro de Guerra Graminho, Capitão da Marinha Bonfim, Secretário Municipal de Finanças Arlindo Salvador, Coordenador de Esportes Farley Matias, além dos Vereadores Fagney Matias, Rogério dos Peixotos e José Carlos Vicente dos Santos (Macaxeira), entre outras autoridades.

Inicialmente ocorreu o desfile das escolas participantes, onde os alunos percorreram um trecho da rodovia AL 110, com termino no local do evento. Entre as escolas que estão competindo nos Jogos estudantis da primavera estão às municipais: Barão de Penedo, Costa Mangabeira, Douglas Aprado Tenório, Manoel Soraes, Hanna Bertolet, Santa Luzia, Teotônio ribeiro e Marias Auxiliadora. As escolas Estaduais: Alcides Andrade, Comendador José da Silva Peixoto, Hernani Mero, Gabino Besouro e entre as particulares: Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora auxiliadora, Diocesano, entre outras. Também participaram a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e o Instituto Federal de Alagoas (IFAL).

Após todos os presentes terem acompanhado a execução hino nacional brasileiro, o estudante Tierri Alves Santos realizou o juramento do atleta, na qual o aluno se compromete com os jogos.  Em seguida o chefe de gabinete Alfredo Pereira, que esteve representando o poder executivo,  falou sobre a importância do esporte no desenvolvimento do caráter dos jovens e destacou a importância dada pelo Marcius Beltrão à educação no município, também parabenizou a todos os participantes.

A Secretária Cyntia Alves declarou abertos os Jogos da Primavera 2017 e falou sobre a importância de estimular os estudantes a pratica de esportes, com participação das instituições de ensino nesse processo, desejando que o espirito esportivo prevaleça em todas as modalidades esportivas.

Durante a abertura também ocorreram às apresentações do Balé da escola Municipal Santa Luzia e do Centro Juvenil Maria Auxiliadora, na qual os jovens que são atendidos pela instituição fizeram apresentações de danças que são aprendidas durante as aulas realizadas no local. Além da eleição da Rainha dos jogos, com a participação de representantes das escolas e premiação das três primeiras colocadas.

Posteriormente ocorreu o primeiro jogo da competição, na modalidade futsal mirim, entre as escolas Barão de Penedo e Nossa Senhora Auxiliadora.  Os jogos estudantis da primavera seguem até o próximo dia 24, com as modalidades esportivas: Futsal, voleybol, handebol , atletismo, natação, futvoley,e basquete.  As três últimas são inéditas na historia dos jogos, sendo implementada pela Coordenadoria de esportes do município na edição 2017, outra novidade foi à criação da categoria mirim, envolvendo crianças de 10 e 11 anos.