Como parte das atividades referentes ao Outubro rosa, mês dedicado à prevenção do câncer de mama em mulheres, a Secretaria Municipal de Saúde realizou uma série de atividades no na manhã dessa quinta-feira (5), no Centro especializado da mulher, que funciona na localidade do Raimundinho, centro de Penedo. Foram disponibilizados  as mulheres penedenses, consultas médicos especialistas mastologista e ginecologista, além de diversas informações sobre o tema.

O evento contou com a presença do Secretario de Saúde de Penedo Pedro Madeiro e das equipes do NASF- Núcleo de Apoio a Saúde da família. As mulheres presentes puderam ter acesso a diversas orientações, para se prevenirem contra ocâncer de Mama. Na ocasião o Secretário Pedro Madeiro ressaltou a importância da prevenção, que está sendo estimulada pelo município e também da realização do autoexame, que pode detectar precocemente o câncer, salvando assim muitas vidas.

A Fisioterapeuta da rede municipal de saúde, Safira Mayra da Silva participou do evento dando orientações às mulheres presentes,  também ocorreu o esclarecimento a cerca do exame de mamografia, indicado para fazer o rastreamento do câncer de mama em mulheres a partir de 40 anos, como também  a importância da prática de atividades físicas por meio do  auto alongamento, que foi ensinado pela fisioterapeuta as mulheres.

“Estamos hoje mostrando as mulheres à importância da atividade física com o auto alongamento e também realizamos a dinâmica do verdadeiro e falso, para esclarecer duvidas sobre o câncer de mama. A campanha segue em todas as unidades de saúde do município, com as equipes dos PSFs, lembrando que outubro é o mês da prevenção contra o câncer de mama”, explicou.

Também nessa quinta-feira (5), O Centro de Diagnóstico, também inserido na campanha recebeu diversas gestantes do município que além de participarem de atividades físicas receberam orientações sobre a importância da amamentação, para prevenção do câncer de mama. As ações foram coordenadas pela técnica de mamografia, Márcia Fernandes Batista.