18 de maio é marcado por mobilização Contra Violência Sexual Infantil em Penedo

O Dia 18 de Maio, instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, marca a necessidade de fortalecermos as instituições integrantes da rede de proteção e de reafirmamos o compromisso com a defesa da dignidade humana e garantia dos direitos fundamentais de crianças e adolescentes. Essa data se faz oportuna para que seja mostrada, à comunidade e às autoridades, a gravidade da violência sexual e o quanto deve ser um compromisso de todos enfrentarmos essa forma de violação.

Em Penedo, as ações alusivas ao “18 de Maio” contemplaram atividades socioeducativas em diversas escolas da rede municipal e estadual, realizadas pelas equipes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Conselho Tutelar dos Direitos das Crianças e Adolescentes, assegurando que a prevenção e denúncia são caminhos necessários ao cerceamento do círculo de violência. Reafirmando a importância do “Dia 18”, na última quinta-feira (18), em parceria com aquelas escolas onde se realizou o trabalho preventivo, foi realizada uma Mobilização pelas ruas de Penedo, sendo iniciada na Praça Clementino do Monte e se encerrando às margens do Rio São Francisco, no Centro Histórico. Para a secretária, Maria Izabel, o importante foi ver o envolvimento das crianças, que expressaram seus desejos com faixas e cartazes produzidos por elas, e a receptividade das pessoas que apareciam nas portas ou paravam seus veículos demonstrando interesse sobre a temática apresentada.

Toda a Campanha foi encabeçada pelas coordenações da SEMTHAS, CREAS e Conselho Tutelar dos Direitos das Crianças e Adolescentes, demonstrando que somente dessa forma, com ações articuladas e intersetoriais, é que se torna possível garantir um desenvolvimento integral e livre de qualquer forma de violência às crianças.

Veja as fotos: