Campanha que segue até o dia 26 de maio inicia pelos profissionais de Saúde 

Começa nesta segunda-feira, 17, a campanha de vacinação contra influenza e segue até dia 26 de maio.  A meta é vacinar 90% de todos os grupos prioritários. A inciativa busca prevenir casos da infecção viral que atingem o sistema respiratório.

De acordo com a Coordenação de Imunopreveníveis da Secretaria de Saúde de Penedo, nesta edição, mais um grupo foi incluído, saindo de sete em 2016, para oito em 2017, com a inclusão de professores, tanto da rede pública, quanto privada.

“Neste ano o Programa Nacional de Imunização (PNI) incluiu os professores como sendo grupo prioritário, pelo contato constante com diversas pessoas e crianças. A campanha atinge os três níveis, fundamental, médio e superior. Basta eles irem até um Posto de Saúde mais próximo, seguindo o calendário de vacinação”, explicou a coordenadora de Imunopreveníveis de Penedo, Alessandra Costa Miranda.

São grupos prioritários em 2017: Profissionais da área de Saúde; crianças maiores de 6 meses e menores de 5 anos; gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); idosos com 60 anos ou mais; pessoas com comorbidades (doenças crônicas respiratórias, do coração, com baixa imunidade, entre outras); trabalhadores da saúde; indígenas aldeados e o público penitenciário.

A única ressalva vai para os vacinados contra a dengue. Eles precisam esperar 30 dias para participarem da campanha contra Influenza. A vacina contra a gripe começa a agir no organismo do paciente em 15 dias.

Influenza

É uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Frequentemente é caracterizada por início abrupto dos sintomas, que são predominantemente sistêmicos, incluindo febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, assim como sintomas respiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza. A infecção geralmente dura 1 semana e com os sintomas sistêmicos persistindo por alguns dias, sendo a febre o mais importante.

Os vírus influenza são transmitidos facilmente por aerossóis produzidos por pessoas infectadas ao tossir ou espirrar. Algumas pessoas, como idosos, crianças novas, gestantes e pessoas com alguma comorbidade possuem um risco maior de desenvolver complicações devido à influenza. A vacinação é a intervenção mais importante na redução do impacto da influenza.

Calendário 

Procure um Posto de Saúde mais próximo e participe da campanha. Para outras informações, vá até um posto, ou se dirija à sede da Secretaria de Saúde de Penedo.

– 17 a 20\04 – Trabalhadores da saúde;

– 24 a 28\04 – Gestantes, puérperas (até 45 dias pós-parto), crianças de 6 meses a menores de 5 anos e portadores de doenças crônicas não transmissíveis;

– 02 a 05\05 – Idosos;

– 08 a 12\05 – Professores (rede pública e privada nos níveis fundamental, médio e superior);

– 13\05 é o Dia D – Todos os grupos;

– 15 a 19\05 – Adultos portadores de doenças crônicas não transmissíveis;

– 22 a 26\05 – Todos os grupos que não tomaram nas datas acima.

Por: Roberto Miranda – Jornalista diplomado – (MTE/AL – 1331)