A Secretaria de Saúde realizou nesta sexta-feira, 21, o Dia D da campanha de combate ao câncer de mama, Outubro Rosa. O evento foi realizado no Centro de Saúde da Mulher, na Quadra de Esportes do Raimundinho e no Centro de Diagnóstico, com o objetivo de conscientizar o público alvo sobre a importância do diagnóstico precoce.

Ocorreram aulas de zumba, animação com a humorista Poderosa, consulta com o mastologista e ginecologista, testes rápidos para detecção de AIDS, Sífilis, palestra sobre o tema com a equipe do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) e exame de mamografia no Centro de Diagnóstico, para aquelas na qual o médico tenha indicado, cerca de 50 exames diários.

De acordo com a coordenadora de Atenção Básica, Ihara Barros Matias, o evento encerrou por volta das 14h, realizando 100 atendimentos de cada especialidade, além do qual, as mulheres presentes também puderam contar com acompanhamento psicológico, contando ainda com a presença de um enfermeiro para auxiliá-las no autoexame.

“Contamos com a parceria da Academia Saúde e Vida, para que o evento fosse um sucesso. Estamos com isso realizando a conscientização das mulheres penedenses, para o combate ao câncer de mama”.

Uma das mulheres presentes ao evento foi a professora Maria Liu, 50 anos, que participou das atividades desenvolvidas no dia “D” e afirmou ter ficado muito feliz em participar.

“Foi maravilhoso, nós aderimos à campanha de conscientização. Procurem atendimento em caso de dúvidas, o diagnóstico precoce pode salvar sua vida. Gostaria que todos os anos continuassem dessa forma, já realizei o exame e agora estou aguardando”, disse.

No Centro de Diagnóstico foram realizados exames de mamografia, que foram encaminhados durante toda a Campanha Outubro rosa. Os exames tiveram início no último dia 18 e seguirão até o próximo dia 2 de novembro.    

dia-d-outubro-rosa-02 dia-d-outubro-rosa-03 dia-d-outubro-rosa-04 dia-d-outubro-rosa-05