Na sua então primeira gestão, o prefeito Marcius Beltrão conseguiu trazer para Penedo o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), com os cursos de Açúcar e Álcool; e Meio Ambiente. O início da transformação na vida de muitos estudantes da região com o curso técnico, antes limitado à Maceió.

Com jovens já formados, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Meio Ambiente, inovou com a proposta em nomear um profissional técnico para trabalhar a gestão do meio ambiente, uma fato inédito: Uma seleção foi aberta e organizada pelo Ifal para o preenchimento da Coordenação que estava em aberto e o prefeito de Penedo, Marcius Beltrão, assinou a nomeação da selecionada nesta quinta-feira (05).

O secretário da pasta, Pedro Soares, explica que o sistema priorizou a meritocracia: “Falei com o prefeito Marcius e ele autorizou a realização do processo. Bem, o Ifal selecionou candidatos com desempenho destacado durante o curso. A partir de então, os selecionados tiveram que elaborar um plano de trabalho de como gerir o meio ambiente na cidade. A banca examinadora dos trabalhos foi composta por dois professores do Instituto e por mim. Seguindo alguns critérios, a aluna apresentou o melhor trabalho e conseguiu nota máxima”.

A nova coordenadora de meio ambiente de Penedo, Rossineide Matias da Silva, que reside no povoado Tabuleiro dos Negros agradeceu o apoio de todos e garantiu que vai trabalhar pela sua cidade, oferecendo significativa parcela de contribuição na gestão e preservação do meio ambiente. “Quero agradecer a Prefeitura de Penedo, ao IMA e Ifal. Estou aberta a receber as demandas da cidade. Sei que o trabalho é grande, mas estou confiante que com o apoio de todos, vamos minimizar as demandas ambientais de Penedo”.

O diretor-geral do Campus Penedo do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Carlson Lamenha Apolinário, parabenizou a iniciativa inédita em realizar uma seleção para ocupar um cargo em comissão. “Este momento por mérito, um técnico formado em Penedo para assumir o cargo é muito importante para o Instituto. Você Rossineide desejo toda a sorte do mundo e pode contar sempre com a gente no que precisar. E parabéns aos gestores de Penedo pela inciativa inédita em nomear um técnico e por mérito próprio.”

O chefe do Executivo penedense como um dos lutadores que contribuiu com a interiorização da Ufal e do Ifal, em Penedo, destacou a iniciativa em dar oportunidade ao aluno formado pela Instituição. “Para mim é um grande prazer estar aqui, proporcionando oportunidade aos alunos. Capacidade todos aqui possuem. Vamos nos unir, continuar lutando pelo prolongamento desta parceria Penedo, IMA e Ifal. Juntos podemos transformar. E desde já, afirmo que toda a estrutura Rossineide para que você desenvolva suas ações estará ao seu alcance. Boa sorte”.

A proposta é que anualmente uma nova seleção ocorra, proporcionando assim, oportunidade para outros técnicos formados no Ifal Penedo. Além de outros formados colocaram em prática o conhecimento adquirido, a seleção busca ainda agregar experiência ao currículo. O coordenador atual também poderá disputar a nova seleção, dentro dos mesmos critérios.