Na sua então primeira gestão, o prefeito Marcius Beltrão conseguiu trazer para Penedo o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), com os cursos de Açúcar e Álcool; e Meio Ambiente. O início da transformação na vida de muitos estudantes da região com o curso técnico, antes limitado à Maceió.

Com jovens já formados, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Meio Ambiente, inovou com a proposta em nomear um profissional técnico para trabalhar a gestão do meio ambiente, uma fato inédito: Uma seleção foi aberta e organizada pelo Ifal para o preenchimento da Coordenação que estava em aberto e o prefeito de Penedo, Marcius Beltrão, assinou a nomeação da selecionada nesta quinta-feira (05).

O secretário da pasta, Pedro Soares, explica que o sistema priorizou a meritocracia: “Falei com o prefeito Marcius e ele autorizou a realização do processo. Bem, o Ifal selecionou candidatos com desempenho destacado durante o curso. A partir de então, os selecionados tiveram que elaborar um plano de trabalho de como gerir o meio ambiente na cidade. A banca examinadora dos trabalhos foi composta por dois professores do Instituto e por mim. Seguindo alguns critérios, a aluna apresentou o melhor trabalho e conseguiu nota máxima”.

A nova coordenadora de meio ambiente de Penedo, Rossineide Matias da Silva, que reside no povoado Tabuleiro dos Negros agradeceu o apoio de todos e garantiu que vai trabalhar pela sua cidade, oferecendo significativa parcela de contribuição na gestão e preservação do meio ambiente. “Quero agradecer a Prefeitura de Penedo, ao IMA e Ifal. Estou aberta a receber as demandas da cidade. Sei que o trabalho é grande, mas estou confiante que com o apoio de todos, vamos minimizar as demandas ambientais de Penedo”.

O diretor-geral do Campus Penedo do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Carlson Lamenha Apolinário, parabenizou a iniciativa inédita em realizar uma seleção para ocupar um cargo em comissão. “Este momento por mérito, um técnico formado em Penedo para assumir o cargo é muito importante para o Instituto. Você Rossineide desejo toda a sorte do mundo e pode contar sempre com a gente no que precisar. E parabéns aos gestores de Penedo pela inciativa inédita em nomear um técnico e por mérito próprio.”

O chefe do Executivo penedense como um dos lutadores que contribuiu com a interiorização da Ufal e do Ifal, em Penedo, destacou a iniciativa em dar oportunidade ao aluno formado pela Instituição. “Para mim é um grande prazer estar aqui, proporcionando oportunidade aos alunos. Capacidade todos aqui possuem. Vamos nos unir, continuar lutando pelo prolongamento desta parceria Penedo, IMA e Ifal. Juntos podemos transformar. E desde já, afirmo que toda a estrutura Rossineide para que você desenvolva suas ações estará ao seu alcance. Boa sorte”.

A proposta é que anualmente uma nova seleção ocorra, proporcionando assim, oportunidade para outros técnicos formados no Ifal Penedo. Além de outros formados colocaram em prática o conhecimento adquirido, a seleção busca ainda agregar experiência ao currículo. O coordenador atual também poderá disputar a nova seleção, dentro dos mesmos critérios.

Posse coordenadora de meio ambiente  (1) Posse coordenadora de meio ambiente  (2) Posse coordenadora de meio ambiente  (3) Posse coordenadora de meio ambiente  (5) Posse coordenadora de meio ambiente  (6)