combatehanseniase

 

Na próxima terça-feira (26), acontecerá em Penedo, o Dia ‘D’ de Combate à Hanseníase. As ações realizadas pela Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, já iniciam na segunda (25).

Entre as ações previstas de combate, um ciclo de palestras no auditório do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Penedo (Sindspem), voltadas aos profissionais do Programa Saúde da Família (PSF) e Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

De acordo com a coordenadora do Programa de Controle de Hanseníase, a enfermeira Patrícia Barros, a campanha tem como objetivo a busca ativa de casos suspeitos, avaliação dos comunicantes de pacientes em tratamento e em cura. Além da intensificação de palestras nas unidades.

Essas atividades acontecem entre os dias 25 de janeiro e 05 de fevereiro. O Dia D (26) será realizado no Posto de Saúde Jairo Leite, localizado no Aterro da Lagoa do Oiteiro.

A patologia e sintomas

Afeta especialmente a pele e os nervos, podendo também ocasionar a perde de membros. Sua transmissão ocorre também pelo ar. O período de incubação da doença ocorre em média de três a cinco anos, e sua manifestação se dá pelo aparecimento de manchas dormentes pelo corpo, de cor avermelhada, esbranquiçada ou marrons. Os nervos são comprometidos, podendo haver deformações em regiões, como nariz e dedos.

A doença tem cura e o tratamento é oferecido pela rede pública. O diagnóstico e tratamento precoces são fundamentais. Quanto mais cedo descobrir, mais cedo você vai se curar. Em caso de dúvidas e para outras informações, procure um posto de saúde mais próximo.