Escola João XXIII02

Durante o final de semana uma verdadeira força tarefa se uniu para a restauração da Escola Municipal de Educação Básica João XXIII, que fica localizada no povoado Cooperativa 1º Núcleo. Os trabalhos envolvem as pastas da Educação e Serviços Públicos.

De acordo com o secretário de Educação de Penedo, Luciano Lucena, a estabelecimento de ensino estava no cronograma de reformas, o que deveria ocorrer logo que o recesso escolar se aproximasse. “Acompanhamos tudo que acontece em nossas escolas. Existe um cronograma de atividades de reforma e pintura para nossas unidades. Com a João XXIII, iria ocorrer a troca do madeiramento logo que o recesso iniciasse. Prezamos muito pelos nossos alunos a não queremos que nada aconteça com eles”, explicou o gestor.

Cerca de 30 funcionários das duas pastas se uniram para uma verdadeira transformação que contempla pintura total interna e externa, substituição da madeira danificada pela ação do tempo, imunização de todo o madeiramento, colocação de piso cerâmico na área comum, construção de muro, portão de entrada da escola e paisagismo.

Toda escola recebe recursos pelo Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Os recursos são transferidos de acordo com o número de alunos, apontados no censo escolar do ano anterior ao do repasse. Lucena lembra que é imprescindível a participação dos pais para detectar as dificuldades e onde se deve investir o recurso.

“O Conselho Escolar deve ser participativo. O PDDE existe para que pequenos reparos possam acontecer, sem necessidade direta da Secretaria de Educação. Peço que os pais se envolvam, que o Conselho seja mais presente e detecte às necessidades da escola, junto com os diretores e apontem onde melhor investir os recursos. Para assim, melhor seguimos dando mais qualidade no aprendizado das nossas crianças e na estrutura física das escolas”, concluiu o secretário de Educação Luciano Lucena.

A entrega da Escola Municipal de Educação Básica João XXIII, totalmente restaurada, acontece nesta segunda-feira (21), dois dias depois da notificação do Corpo de Bombeiros, que pediu a substituição de parte do madeiramento danificado pela ação do tempo.