jamesA Secretaria de Gestão Pública e Finanças (SEGFIN) do Município de Penedo, gerenciada pelo secretário Marcos Beltrão, participou de 25 a 27 de Novembro do XXVII Congresso da Federação Nacional dos Auditores e Fiscais de Tributos Municipais que este ano contou com o tema “Justiça fiscal, autonomia do fisco e combate à sonegação e à corrupção”.

A SEGFIN foi representada pelos auditores fiscais James Barros e Clayton Prado que viajaram à capital do Paraná, à bela Curitiba, para somar conhecimentos que devem ser aplicados nos trabalhos diários do Departamento de Tributos da Prefeitura de Penedo.

O Congresso conta contou com a participação de autoridades de diversos segmentos relacionados à administração tributária, que enfrentam os principais problemas e perspectivas relacionados ao atual contexto da tributação municipal.

Temas importantes foram abordados, como por exemplo, “O Município como Ente Autônomo da Federação”, com Carlos Cardoso Filho; “O ISS e o simples nacional”, com Silas Santiago; “ISS: Imposto Federal”, com Roberto Adolfo Tauil; além de “O Combate a Corrupção como instrumento de fortalecimento do Estado”, com Eliana Calmon.

O objetivo do Secretário Marcos Beltrão ao enviar os servidores ao evento foi promover a integração com outros municípios, bem como o desenvolvimento técnico desses profissionais que atuam na Coordenadoria de Tributos, com vistas à aperfeiçoar a organização e o desenvolvimento da Administração Tributária Municipal.

O congresso recebeu  profissionais como Auditores Fiscais Tributários Municipais, Procuradores Municipais, Julgadores Tributários Municipais, Secretários de Fazenda/Finanças, demais integrantes da Administração Tributária Municipal, além de Auditores dos Tribunais de Contas e das Controladorias Municipais, Vereadores, Assessores Legislativos, Advogados e Consultores.