expedicoes

A histórica Cidade dos Sobrados se tornou cenário de mais um programa da televisão brasileira. Aportou em Penedo para gravações da temporada 2016, a equipe do programa de televisão ‘Expedições’.

Formado pelo biólogo e cinegrafista Rodrigo Serrado, pelo fotógrafo, cinegrafista e escalador Fábio Serfaty, pela produtora de campo e jornalista Aline Dale e diretora de Campo, Valéria Burke, o grupo participa de mais uma expedição pelo Brasil.

Para a temporada que está sendo gravada, os expedicionários estão em mais buscas e, ou redescobertas. Na cidade, a equipe segue na busca por peculiaridades que devem ir ao ar no início do próximo ano.

O Nordeste brasileiro será retratado pela equipe em quatro programas, sendo eles: Índios Fulni-ô; Repente de Pernambuco; Lajedo Soledade e Foz do Rio São Francisco. Nesse último, parte da história do Rio da Unidade Nacional, Penedo foi inserida.

Nas gravações, a historiadora e educadora Lucia Regueira, mostrou o que sabe da cidade que atraiu holandeses, franceses e portugueses. E que ainda continua a encantar diversos povos pela sua riqueza cultural.

Programa Foz do Rio São Francisco

A equipe do Expedições, vai em busca da foz do Velho Chico para documentar o encontro das águas doces com o mar de Alagoas e Sergipe. Para mostrar um pouco sobre a história deste imponente brasileiro, os expedicionários contam com historiadores, biólogos, geólogos e personalidades das suas margens, falando sobre o ecossistema exuberante, a história e atualidade deste gigante que nasce em Minas Gerais e desemboca na Foz, localizada no município alagoano de Piaçabuçu.

Quem é

O Expedições é exibido na TV Brasil todos os sábados às 12:30h. O programa está há 19 anos no ar na TV aberta em rede nacional, com direção geral da jornalista Paula Saldanha, que há mais de 30 anos documenta a riqueza étnica, natural e cultural do Brasil. O projeto de documentação do país foi iniciado em 1977 com o biólogo Roberto Werneck e divulgado em diversas televisões, com premiações no país e no exterior.