Ricardo Araújo (centro)

 

Uma parceria entre a Secretaria de Agricultura de Penedo e a empresa Semear, que atua no segmento agrícola, vai mapear todas as culturas em plena atividade no município. A primeira reunião técnica que envolveu agrônomos da empresa e o secretário Ricardo Araújo, ocorreu nesta terça-feira (18).

No encontro, foram debatidas alternativas para enfrentar o momento delicado que o setor sucroalcooleiro em Alagoas enfrenta. “Todo o estado vem sofrendo com a crise no setor do açúcar e álcool. Devemos encontrar soluções que possam ajudar os agricultores e a economia. Então, nosso objetivo neste primeiro momento é traçar um mapa das culturas no município e mostrar outras opções que possam surgir como alternativa de plantio”, explicou o secretário Ricardo Araújo.

Para o agrônomo Leonardo Santos, a região além de ter água em abundância, possui um solo rico, quesitos primordiais para investir em outras culturas de plantio, diversificar.

“Nosso papel é agregar valor a produção, que ao final, vai reduzir custos para que o produto final possa chegar ao consumidor com o preço acessível. Se você recebe orientação na dosagem de nutrientes, defensivos agrícolas e compra uma semente de qualidade, e emprega uma cultura propícia ao seu solo, claro que vai ter resultados em curto prazo e, ainda, os custos como o plantio e manutenção da lavoura serão bem menores. Com o planejamento, os lucros serão maiores e a produção de qualidade. Por isso, o mapeamento é importante para se conseguir resultados”, esclareceu o agrônomo.

Com o levantamento técnico que contará com o apoio da Secretaria de Agricultura, outras opções de culturas serão apresentadas aos agricultores familiares de Penedo. “Devemos mostrar opções para que nossos agricultores possam enfrentar o momento difícil. A dificuldade da cana não é pontual, com uma ou duas usinas. A dificuldade vem acometendo com todo o setor. E o papel da Secretaria e buscar alternativas e apresentá-las”, concluiu o secretário de Agricultura de Penedo, Ricardo Araújo.

Como o mapeamento de culturas, reuniões pontuais serão marcadas com os agricultores de cada área, para debater melhorias nas plantações existentes, e propor culturas viáveis de acordo com cada região de Penedo.