DSCN0713Aconteceu na manhã desse sábado, 25, a primeira edição do projeto SaudavelMente, realizado pelos profissionais  do Centro de Atenção Psicossocial  Dr Oceano Carleal que é  referência em saúde mental para o município de Penedo e região do Baixo São Francisco. O evento aconteceu no Centro de Saúde III (antigo SESP) e contou com o atendimento de 4 psiquiatras, além de oficinas terapêuticas ministradas por funcionários do CAPS, testes de glicemia, além de  verificação de pressão arterial.

Ocorreram também consultas compartilhadas, onde o médico psiquiatra examina o paciente na presença de outros médicos da Atenção Básica, em DSCN0794uma proposta de assistência integral ao usuário. A secretária de saúde, Vera Costa, esteve presente e salientou a importância de eventos desse tipo no município. “Esse é  mais um projeto  em prol da saúde do povo  penedense . Nossa proposta é a evitar a hospitalização  de pacientes  psiquiátricos  e   proporcionar um atendimento humanizado  pela  equipe multidisciplinar  desse serviço de saúde,  criando condições para uma melhor qualidade de vida e ainda  viabilizando o sistema de referência e contra-referência com as unidades  básicas de saúde,” declarou a secretária.

DSCN0787A diretora do Centro de Atenção Psicossial no município, Karini Omena, também ressaltou a importância dessa iniciativa. “O SaudavelMente chegou como mais uma ação em saúde mental, com o objetivo de oferecer um cuidado específico à demanda dessa área, visto que, observamos através de levantamento epidemiológico que há uma crescente demanda psiquiátrica em Penedo, sendo assim, buscaremos agilizar o atendimento nessa área”, salientou Karini.

Ao todo foram realizadas 75 consultas, além da participação de pacientes na realização de atividades com fins terapeuticos.