IMG-20150224-WA0089Para ajudar a melhorar os trabalhos prestados pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) dos bairros Santo Antonio e Senhor do Bonfim, um questionário foi aplicado durante a última semana nas comunidades a fim de conhecer de perto as reais necessidades e anseios, principalmente daqueles que vivem em maiores áreas de vulnerabilidade social.

De acordo com o psicólogo Vinícius Barbosa, coordenador do Cras Senhor do Bonfim, as pesquisas de referenciamento familiar estão sendo aplicadas com questionários relativamente grandes e completos, algo que possibilitará identificar as maiores vulnerabilidades e riscos sociais, quantifica-los, e dessa forma oportunizar à prefeitura de Penedo através dos Cras o planejamento de ações a partir desse diagnóstico.

No bairro Santo Antonio onde o Cras é coordenado pela assistente social, Leidy Ane Oliveira, as pesquisas têm levantado dados interessantes para que ações de combate aos indicadores negativos possam ser executadas com mais frequência junto à comunidade. A profissional que trabalha com programas de inclusão social se emociona quando fala de sua atuação junto a muitas famílias do bairro.

O maior objetivo da pesquisa é identificar as principais vulnerabilidades do bairro e sua relação com a saúde e a segurança da população. De acordo com os servidores do Cras envolvidos no trabalho, a recepção por parte dos moradores tem sido essencial para que um diagnóstico preciso possa ser elaborado.