sauAconteceu na manhã desta terça-feira, 03, no auditório do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Penedo (Sindspem), uma atualização direcionada a profissionais da saúde com foco no combate à dengue e à febre chikungunya. A proposta do encontro foi atualizar médicos, enfermeiros e coordenadores de Vigilância Epidemiológica, em relação ao controle das doenças e evitar óbitos.

Os profissionais tiveram acesso a informações sobre acolhimento, manejo clínico e monitoramento dos pacientes suspeitos de dengue e chikungunya. Também durante a atualização, os técnicos foram orientados sobre como reduzir o indicador de letalidade de dengue, reduzindo a ocorrência dos casos graves, o que é fundamental para se evitar óbitos.

sau1

Para o prefeito Marcius Beltrão o combate ao mosquito transmissor das doenças deve ser feito no dia a dia, onde todos são agentes responsáveis para que o inseto não se propague. “Infelizmente muitas pessoas esquecem que o mosquito precisa de lugares com água para se reproduzir e mesmo sabendo dos riscos, insistem em não fazer a sua parte, mantendo principalmente os quintais limpos para evitar contrair dengue ou mesmo a febre chikungunya já que o mesmo mosquito é o responsável pelas duas doenças.

Foram convidados a participar da capacitação profissionais de outros municípios como:  Jequiá da Praia; Feliz Deserto; Piaçabuçu; Igreja Nova; Porto Real do Colégio e São Brás. O evento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde contou com a presença do infectologista Celso Tavares e da técnica Núbia Lins.