DSC_0977A cidade de Penedo está sediando nos dias 25 e 26 de março na Casa de Aposentadoria, situada no Centro Histórico, o 1º Fórum de Arqueologia em Alagoas (Período Ibérico/Holandês). O evento conta com a participação de várias autoridades com vasto conhecimento na área de arqueologia e mestres das Universidades Federais de Pernambuco e Alagoas tem por objetivo mostrar os resultados de pesquisas que foram realizadas na área do rio Manguaba.

Durante a realização do evento serão discutidos também assuntos relacionados às recentes descobertas dos fortes militares de Porto Calvo e Penedo. O tema de suma importância para DSC_0987a sociedade, em sua abertura, contou com a presença dos Secretários Municipais Ricardo Araújo, Pedro Soares, Hugo Menezes, Rafael Medeiros e Josué Marques.

Na cerimônia de abertura fizeram uso da palavra o Superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em Alagoas, arquiteto Mário Aloísio, a diretora do Centro Nacional de Arqueologia Rosana Najjar e o vice-prefeito de Penedo Ronaldo Lopes, que na ocasião representou o prefeito Március Beltrão, ausência justificada devido ao fato de se encontrar viajando para resolver assuntos de interesse da municipalidade.

DSC_0963Em sua fala, Ronaldo destacou tudo que está sendo realizado na “terra de Sabino Romariz”, referindo-se inclusive as obras de requalificação do centro histórico. “Estou de braços abertos para contribuir com tudo que venha resgatar a nossa história, em especial, sobre a passagem dos holandeses em nossa cidade”, ressaltou Lopes.

O 1º Fórum de Arqueologia de Alagoas também contou com a presença de grande parte da Imprensa alagoana.