natação

 

O município de Penedo em 2014 tem se destacado muito na área esportiva. Jovens revelações estão conseguindo espaço no concorrido cenário, não apenas dentro do estado, mas além de suas fronteiras.

Dois estudantes de Penedo, campeões brasileiros de karatê, estão em Genebra, na Suíça, participando da competição mundial. E no último final de semana, duas atletas assistidas por projetos sociais da administração municipal foram campeãs alagoanas de natação, durante competição que ocorreu em Maceió.

Hellayne Marcele dos Santos, 11 anos e Mikaely Marinho Aquino, 11 anos, estão inseridas no programa ‘Encanto Juvenil’, do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Santo Antônio. Sendo que, a primeira conquistou o segundo lugar no Campeonato Alagoano de Natação, na categoria Pré-Teen Pernada de Crawl e Mikaely ficou em terceiro lugar na mesma categoria.

“Este trabalho é muito importante para nossas crianças. Buscamos com o programa, proporcionar uma melhor qualidade de vida, viabilizar o desenvolvimento de potencialidades de cada assistido do CRAS, com atividades socioeducativas e esportivas. Este é um trabalho bastante gratificante para todos nós. E em tão pouco tempo, começamos a ter resultados. Parabéns à equipe que vem se empenhando nos trabalhos. A conquista das nossas crianças é o resultado da união de todos”, disse emocionada a coordenada do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Santo Antônio, Leidy Ane Oliveira.

O projeto

‘Encanto Juvenil’ é um programa que busca incentivar a prática esportiva. No bairro Santo Antônio o projeto teve início em agosto deste ano e selecionou 20 crianças para participar de aulas de natação no Complexo Educacional e Esportivo Governador Moacir Andrade (antigo Sesi). Toda a logística das crianças, sendo duas turmas, uma manhã e outra tarde, é fornecida pela gestão Marcius Beltrão (PDT) e Ronaldo Lopes (PMDB). Às aulas de natação são acompanhadas pelo educador físico contratado pelo município, Joel Fontes.

O CRAS 

Penedo possui duas unidades, sendo uma no bairro Santo Antônio e outra no Senhor do Bonfim. Ambas estão ligadas a Secretária Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Semthas). E o objetivo é a oferta decentralizada de serviços socioassistenciais, nas áreas de vulnerabilidade e risco social. Dentro de suas ações, projetos que buscam o incentivo de crianças a prática esportiva, para com isso, prevenir o risco social e fortalecer sua proteção.