DSC_0877

 A Prefeitura de Penedo, através da Secretaria de Saúde, com a parceria do Instituto Oftalmológico de Alagoas (IOFAL), realizou mais uma etapa do programa mensal, ‘Saúde em Ação: Jornada da Saúde Mais Perto de Você’, que em sua 4ª edição, foi até o povoado Tabuleiro dos Negros.

Presente ao importante trabalho, o prefeito de Penedo, Marcius Beltrão, cumprimentou pacientes, profissionais da saúde e destacou a importância do engajamento de todos.

“Aproveito a oportunidade para agradecer o envolvimento de todos, desde o profissional da limpeza, que cuidou de todo o local para receber a população, até o médico que consultou o penedense que estava necessitando de atenção. Todos vocês estão de parabéns pelo belo trabalho. Se o nosso povo não pode vir até nós, iremos ao encontro deles. O nosso papel é este, levar assistência aos nossos munícipes, em qualquer lugar que eles estejam”, pontou o prefeito.

Dona Maria do Socorro também esteve presente, só quê, como paciente. A moradora e guerreira remanescente de quilombola agradeceu a oportunidade em ser atendida por um profissional especialista em oftalmologia.

“Meu filho, tudo para quem mora no interior é difícil. Eu estava precisando fazer uma consulta de visão e essa trabalho veio em boa hora. Fique sabendo que além da distância para nós, ainda tem a idade avançada para sair daqui e ter que enfrentar filas em Penedo é muito complicado para nós. Agradeço a oportunidade e parabenizo a vocês que atenderam todos que estavam necessitando”, disse a aposentada e agricultora moradora do Tabuleiro dos Negros, Maria do Socorro, 61 anos.

Acompanhando tudo de perto, a secretária de Saúde, Vera Costa, comemorou a procura dos moradores de todos os povoados atendidos. “O nosso programa é um grande sucesso. Queremos com isso, atender aos penedenses que possui algum tipo de dificuldade para ir até a cidade. Nesta edição, atendemos mais de 1.500 pessoas dos cinco povoados. E ainda, para quem não tinha como vir até o Tabuleiro, colocamos um ônibus de graça. Queremos que todos participem, sejam assistidos, este é o objetivo. E para que isso ocorra, também buscamos encurtar a distância para o atendimento”, frisou.

Nesta quinta-feira (25), o programa mensal, ‘Saúde em Ação: Jornada da Saúde Mais Perto de Você’, levou atendimento aos moradores do PSF do Tabuleiro dos Negros, além das comunidades Marizeiro, Itaporanga, Catrapó e Tapera.

Balanço das atividades 

A ação deste mês de setembro teve: palestras educativas: 05; escovação dental supervisionada: 50; palestras com médico e enfermeiro: 03; testes rápidos: 236, sendo HIV: 59 e sífilis: 59; hepatite B/C: 59 e hepatite C: 59; consultas médicas: 120; consultas pediátricas: 25; consultas Oftalmológicas: 165; exames Oftalmológicos: 330; vacinação adulto: dt / hepatite / H1N1 / tríplice Viral: 63 e atualização do cartão de vacinação infantil: 71. Além de exames laboratoriais: 96 e também, acompanhamento do programa Bolsa Família, realizado por uma equipe da Secretaria de Assistência Social, 30 famílias.

Para o mês de outubro, a proposta é que o programa vá ao encontro das famílias assistidas pela Unidade de Saúde José Edileno, localizada no Bairro Raimundo Marinho, para levar: quatro médicos especialistas em clínica geral e um pediatra, consultas e triagens de glaucoma, catarata e pterígio (carne crescida), para pacientes acima de 40 anos, consultas oftalmológicas, testes rápidos e palestras.