DSC_0006

A Secretaria Municipal de Educação deu início a mais uma etapa de formação do Programa Nacional para Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). A capacitação teve início nesta sexta-feira (18) e segue durante o sábado (19). A abertura aconteceu na Casa de Aposentadoria com o auditório repleto de profissionais da municipal de Educação

O evento contou com a presença dos secretários Luciano Barros e de Josué Marques, respectivamente Educação e Governo, este último representando o prefeito Marcius Beltrão.  Dando início a solenidade de abertura, o secretário da pasta agradeceu a todos dando-lhes boas vindas e não esquecendo de lembrar que estará sempre à disposição dos que o procurarem.

Aproveitando o momento, outra novidade do responsável pela pasta foi a apresentação do projeto, Horta Escolar, em parceria com a Secretaria de Agricultura  e Coordenadoria de Meio Ambiente. “A intenção é incentivar o consumo de alimentos sem agrotóxico e a redução de despesas visto que o município tem que aplicar grande parte dos seus recursos que poderiam ser investidos em uma melhor infraestrutura nas escolas, e hoje são usados na compra de verduras e leguminosos”, explicou o secretário de Educação.

Dando continuidade, a coordenadora de Educação, Keith Guimarães, ressaltou a importância do PNAIC, que existe há oito anos e visa ampliar o letramento. “A formação continuada requer também reflexão e ação. A capacitação acontecerá na Faculdade Raimundo Marinho com a continuidade em Língua Portuguesa e introdução de Matemática, desta vez, sob a responsabilidade da UFAL, com dois encontros mensais e carga horária de oitenta horas de alfabetização matemática”, pontuou a coordenadora.

Vários tópicos foram abordados com os orientadores e os 114 professores alfabetizadores que participam do Programa e recebem atualmente uma bolsa do MEC no valor de R$ 200,00 como: Planejamento anual e semanal, Período letivo, Espaço físico da sala de aula, Fechamento de aula, Ambiente propício à aprendizagem, Importância da linguagem matemática e da fundamentação das operações.