01

 

O domingo (30), foi de festa na comunidade dos guerreiros do Tabuleiro dos Negros, distrito rural de Penedo. Um antigo pleito dos remanescentes de quilombolas foi atendido, após dois anos.

Tudo teve início em 2012, momento que aconteceu uma reunião entre o então deputado federal Joaquim Beltrão, o hoje prefeito de Penedo, Marcius Beltrão e lideranças da comunidade, quando foi debatida a aquisição de implementos agrícolas e máquinas de costura para a Associação de Remanescentes de Quilombolas do povoado.

E neste domingo, os equipamentos entre: um trator, implementos agrícolas e máquinas de costura, frutos de emenda parlamentar, foram entregues ao presidente da associação, Claudiano dos Santos Castro.

“Todos esses equipamentos vão contribuir com desenvolvimento econômico da nossa comunidade. A partir de hoje, teremos um trator e equipamentos de aragem para os nossos agricultores e associados. Vamos deixar de depender de aluguel de maquinários. A nossa comunidade agradece a iniciativa, aos envolvidos nesta grande conquista. A município de Penedo também ganha com a agricultura que será fortalecida”, comemorou o presidente da Associação de Remanescentes de Quilombolas do Tabuleiro dos Negros, Claudiano dos Santos Castro.

Autor da emenda, Joaquim Beltrão, que beneficiou a comunidade, observou que toda inciativa que contemple os quilombolas, é uma reparação histórica.

“Tudo que for feito pelos quilombolas e remanescentes, é uma reparação histórica, por todo o mal que foi feito. Ainda precisamos fazer muito mais. E também diante das dificuldades até de conseguir emprego, estes equipamentos podem e vão contribuir para superar a falta e, até êxodo rural. Desejo para vocês boa sorte e façam bom uso do trator, dos implementos agrícolas e das máquinas de costura”, encerrou ex-parlamentar e atual prefeito de Coruripe, Joaquim Beltrão.

Participam da solenidade, vários secretários de governo e vereadores de Penedo. Além de legisladores, do prefeito e vice de Igreja Nova e lideranças do Tabuleiro dos Negros.